Chopp ou Cerveja: Qual Escolher?

Chega o happy hour e sempre bate aquela dúvida: Chopp ou cerveja, qual escolher? Para te ajudar nessa decisão, vamos mostrar as diferenças de cada um e tudo o que precisa para sair totalmente satisfeito do restaurante. Vamos lá?

 

Entenda as diferenças

Uma bebida muito próxima ao que chamamos de chopp foi criada há mais de cinco mil anos pelos egípcios. Ela tinha um sabor muito mais forte, uma coloração mais escura do que estamos acostumados atualmente e era utilizada como forma de pagamento para os trabalhadores, pois acreditavam que ele tinha um poder de rejuvenescimento. Foi na Idade Média que ele começou a ganhar a mesma forma e gosto dos dias de hoje, quando os monges começaram a produção nos mosteiros.

Já a cerveja teve seus primeiros registros de fabricação há aproximadamente 6 mil anos pelos Sumérios, povo mesopotâmico. Fatos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais.

Assim como suas histórias, as duas bebidas tem grandes diferenças, confira:

Processos:

O chopp é servido direto do barril, com as leveduras e substâncias criadas no processo de fermentação. Já a cerveja é pasteurizada, aquecida a 60ºC e depois resfriada, para eliminar todos os microrganismos.

 

 

Sabor:

O chopp tem mais cremosidade por causa da pressão da máquina, isso faz com que ele fique mais leve, aromático e saboroso. A cerveja tem menos sabor por conta do processo de pasteurização, que além de matar as leveduras, bactérias e microrganismos, ela perde outros componentes com o aquecimento.

 

Versatilidade:

Diferente da cerveja, o chopp não oferece uma gama de opções para saborear. Já a cerveja pode ser de diversos tipos: puro malte, pilsen, artesanais e etc.

 

Colarinho:

Com ou sem espuma? A resposta para essa pergunta é a mesma, tanto para a cerveja quanto para o chopp: Sim, sempre com espuma! O colarinho é formado pelo CO (gás carbônico) e as proteínas contidas na cerveja e no chopp. Ele é importante para a degustação da bebida, afinal mantém o sabor, o amargor, ajuda a manter a temperatura da bebida no copo e na liberação dos aromas.

 

 

Conclusão:

Sendo chopp ou cerveja, o importante é aproveitar o momento com os amigos, com alegria e relaxamento! Mas, se você quiser economizar, visite o Peixe da 13 e aproveite a promoção de chopp por apenas R$3,99, todos os dias. 😊

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.