Conheça o Surubim

Tilápia, salmão, bacalhau, cação – com certeza você já deve conhecer todos esses peixes, não é? Eles sempre estiveram presentes nos cardápios de todo o Brasil e isso não é atoa: todos possuem diversas formas de preparo e um sabor marcante que nós adoramos! 😊 Entre os muitos peixes consumidos na nossa terrinha, existe um pouco comentado, mas que em questão de sabor não fica atrás de nenhum – esse é o Surubim. Aqui no Peixe da 13 ele é o mais pedido! Bora conhecer esse peixe com a gente?

surubim faz parte do grupo de peixes nobres: carne branca, não tem escamas e possui sabor equilibrado, agradável ao paladar. Por isso, ele tem uma grande aceitação no mercado, sendo considerada um concorrente direto do nosso querido salmão.

Existem dois tipos de surubim, o pintado e o cachara. O pintado é o peixe de água doce com maior valor comercial no país. É um peixe muito apreciado pelo sabor de sua carne branca, sem espinhas, tem consistência firme e o principal: possui baixo teor de gordura.

O cachara tem um sabor muito próximo ao do pintado, isso porque ambos tem praticamente o mesmo porte e tem hábitos noturnos. A principal diferença é que o pintado possui pintas redondas pelo corpo, enquanto a cachara possui listras como se fossem vírgulas. Sua carne é mais gordurosa que a carne do pintado, mas mesmo assim também possui ótimo valor comercial.

O surubim está entre os peixes mais requisitados pela culinária de Estados como Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul – Mas, temos uma boa notícia: Você não precisa ir até os estados de origem para consumi-lo! Nos últimos anos, a procura por surubins e também outras espécies como o pacu, o tucunaré e o pirarucu – peixes com carne de sabores semelhantes ao do bacalhau – tem crescido. Em grandes redes de supermercados, por exemplo, já há filés congelados desses e de outros pescados da bacia amazônica.

Lembramos também que, assim como os peixes do mar (salmão, atum e a sardinha), o surubim é rico em gorduras do tipo ômega – que auxilia no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças do coração e em outros benefícios para a saúde.

Resumindo, apreciar um bom surubim não faz mal pra ninguém 😊 Por isso, venha experimentar a nossa porção de surubim, temos certeza que vai adorar, afinal já conhece toda a história e o valor desse peixinho brasileiro!  Para saber mais sobre nosso cardápio, clique aqui.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.