Finger Food: A delícia da praticidade

Seja em uma festa, no boteco ou restaurante – todo mundo já comeu o tal do finger food na vida! Ao pé da letra, as “comidas de dedo”, são pratos com pequenas porções para serem consumidas com as mãos, rapidamente, em poucas mordidas.

O famoso “belisco” tem origem antiga: de acordo com a história da culinária mundial, a Rússia foi a principal responsável por influenciar esse costume de servir porções menores de alimentos, acompanhadas por bebidas, antes das refeições principais. Lá, era comum preparar um buffet completo no jantar, com várias opções de pratos, que os presentes degustavam acompanhados de licores – tudo isso antes de sentarem na mesa.

E há quem diga que essa história de “comida de boteco” vem muito antes, na Roma Antiga, por exemplo, onde as cerimônias eram regadas a vinho (bebido e ofertado aos deuses implorando por proteção, para o anfitrião e seus convidados), acompanhado por pequenos pratos de ovos.

Independente de onde nasceu, o finger foods é uma paixão nacional e hoje vamos explicar os principais motivos desse sucesso. Vamos lá?

Prático e Versátil

O finger food começou a ganhar destaque aqui no Brasil por volta do ano de 2010, muito usado como pratos de entrada nos restaurantes e nos buffets era visto como uma escolha diferente, criativa e saborosa que mesmo assim preservava o requinte exigido por eventos de casamentos, festas de 15 anos e qualquer outra comemoração clássica da época.

A proposta do finger food é uma culinária prática, versátil, mas elegante. Podem ser servidas em pequenos pratos, palitos, pães, cestinhas, sem a necessidade de usar os garfos. São fáceis de comer e de fazer – praticamente qualquer receita pode se transformar em finger food 😉

bolinho de bacalhau finger food

Variedade não falta!

Seja salgado ou doce, as opções de finger food são muitas e dentre todas elas nós temos uma preferida: a comida de boteco. Não tem jeito, ela conquistas todos os paladares e harmonizam perfeitamente com uma cervejinha gelada, concorda?

Torresminho, tiras de frango, calabresa acebolada, croquete de carne, brusquetta, bolinho de bacalhau, bolinha de batata com queijo e bacon…enfim, é uma delícia melhor que a outra. Aqui no Peixe da 13 nós também temos um cardápio exclusivo de finger food – comidas de boteco em porções individuais, perfeito para um happy hour com os amigos.

Criança também adora!

Enquanto os adultos ficam com as comidas de boteco, as crianças atacam os mini burgers, batatinha frita, enroladinho de salsicha, bolinha de queijo e salgadinhos em geral. Há também as opções mais saudáveis, por exemplo, finger foods com base de tomatinho cereja, saladas, mini batata e queijo.

Ótimo para Delivery

Muitas vezes estamos em casa tomando uma cervejinha e esquecemos do aperitivo, né? Nesse momento ninguém quer pilotar um fogão e a saída perfeita é o delivery! Melhor ainda se o restaurante tiver uma grande variedade de pratos finger food disponíveis para a entrega – o que é difícil de encontrar pois a grande maioria dos restaurantes preferem focar no delivery de pratos maiores, bem servidos.

delivery finger food comida de boteco

Conclusão

A escolha do finger food não tem erro! Seja para comer, para fazer em casa ou servir em um evento – todo mundo vai gostar, principalmente se as receitas forem criativas!

Conheça nosso cardápio e saboreie o melhor do finger food com a sua família 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.