Descubra os mitos sobre a alimentação com frutos do mar

Não tem como negar: os peixes e frutos do mar são deliciosos e fazem muito bem para a nossa saúde. Até ajudam na luta contra a depressão, você acredita? Segundo pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional do Câncer e da Universidade de Keio, o consumo de 110g de peixes e frutos do mar diariamente diminui o risco de depressão. Parece até uma “fake news”, não é mesmo?

Hoje em nosso artigo vamos desmistificar alguns argumentos sobre o consumo desses alimentos. Confira!

Nem todos os peixes são ricos em nutrientes!

Mito! Todos os peixes são ricos em nutrientes. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de duas a quatro vezes por semana, tanto faz se ele é de água doce ou salgada. Peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha e arenque, são ricos em ômega 3; e frutos do mar como camarão e lula, fontes de zinco.

Frutos do mar são calóricos!

Frutos do mar cozidos ou grelhados têm poucas calorias comparados a carne vermelha, por exemplo. Os primeiros têm cerca de 100 calorias a cada 100 gramas, enquanto a carne vermelha tem a mesma quantidade de calorias em 50 gramas.

 

Frutos do mar não fazem bem a saúde!

Os frutos do mar são ótimas fontes de vitamina B e de minerais, além de ricos em proteínas, com destaque para o camarão, o siri e a lagosta. É claro que exageros devem ser evitados!
O camarão, por exemplo, é rico em proteínas, cálcio, iodo, zinco e vitaminas do complexo B. Ele possui um teor elevado de colesterol, porém é possível consumi-lo dentro de uma dieta equilibrada, sem riscos para a saúde cardiovascular. Lembramos que, o consumo do camarão por quem já sofre com o excesso de ácido úrico no corpo deve ser controlado.

Grávidas e crianças não podem comer peixe cru!

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozida. Tenha bastante cuidado, porém, com preparações cruas, porque o risco de contrair uma infecção alimentar na gestação é maior. Isso também vale para crianças de até dois anos de idade, elas devem evitar o consumo de peixes cruz pelo alto risco de abrigarem microorganismos que fazem mal à saúde e também pelas indigestões e inflamações estomacais causadas pelo consumo desses alimentos.

Agora que desvendamos esses mitos sobre frutos do mar, fique tranquila(o) para visitar o nosso restaurante e se deliciar com as nossas receitas.
Até a próxima dica!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.