Peixe de água doce ou salgada: Qual é o melhor?

Os peixes estão sempre presentes no nosso dia a dia e não é atoa: é uma refeição que agrada os mais diversos paladares. Mas, muitas pessoas encontram dificuldades de escolher o peixe ideal para colocar na mesa. Se você é uma delas, acompanhe nosso post a seguir 😉

Qual é o mais saudável?

A carne do peixe de forma geral é sem dúvida nenhuma uma das mais saudáveis que existe. Mas, existem fatores que interferem diretamente na sua composição: se o peixe tem o rio ou mar como habitat é um dos principais fatores que influenciam na propriedade da carne.


Resumidamente, o peixe de água doce é mais gorduroso e tem um sabor mais terroso. Já o peixe do mar é mais salgado, mas a carne é mais leve e tem menos gordura. No mar, tem peixe de água quente, que é mais mole, e o peixe de água fria, que é mais duro e gorduroso como o salmão e o atum.


Bom, as diferenças existem, mas afinal, qual é o mais saudável? A resposta é simples:
Os dois tipos de peixes, tanto de água doce, quanto de água salgada, possuem os mesmos componentes e são equivalentes em uma alimentação, contudo, a grande diferença entre eles é a concentração de ômega-3 que os peixes de água salgada possuem maior quantidade.

Características do peixe da água doce

Não tem como falar de peixes de água doce e não citar a tilápia – queridinha dos brasileiros  –  é rica em nutrientes, vitaminas e minerais que atuam diretamente no organismo, acelerando o metabolismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, prevenindo vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde do cabelo e fortalecer o sistema imunológico.

O pintado também uma ótima escolha para uma refeição saudável!

Características do peixe da água salgada

Os peixes de água salgada, como o salmão ou o atum, por exemplo, são extremamente ricos em gordura boa – principal aliada ao cérebro e ao coração. Ela ajuda na redução do colesterol e também fortalece o sistema imunológico. Experimente fazer receitas que levam sardinha e linguado – que também são ótimas opções para uma refeição de qualidade!

Bom, o importante mesmo é consumir regularmente qualquer tipo de peixe, pois além do sabor marcante, eles são excelentes fontes de nutrientes, reservam grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, fundamentais para a formação dos ossos, fornecimento de energia e para a absorção da glicose no corpo.

Visite o Peixe da 13 e fique em dia com a saúde! 😊

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